Torre Quente: o item que pode fazer a diferença na sua cozinha
Você já ouviu falar na torre quente? Esse item está sendo amplamente utilizado atualmente, em especial nas cozinhas planejadas. Mas o que é a torre quente? É uma estrutura de marcenaria, um armário em coluna, desenhado especialmente para abrigar eletrodomésticos como micro-ondas e fornos elétricos, por exemplo. Entretanto, o que a maioria das pessoas não sabe é que ela é um item que pode tornar a sua cozinha muito mais prática, além de servir como elemento decorativo. Gostaria de saber mais sobre a torre quente e os benefícios que ela pode trazer para você? Então leia este artigo até o final!
Antes de tudo, vale lembrar que é possível comprar a estrutura da torre quente já pronta e adicionar seus eletrodomésticos. Entretanto, nossa recomendação é que, se possível, ela seja feita de forma planejada, com auxílio de um profissional. Dessa forma, ela será confeccionada com as medidas exatas tanto do ambiente como dos elementos a serem colocados. Lembrando que, para garantir um encaixe perfeito, os eletrodomésticos devem ser de embutir.
Confira a seguir algumas das principais vantagens que a torre quente pode trazer à sua cozinha, além de dicas e algumas inspirações que separamos para você:
.
1- Economize espaço na cozinha
Uma das grandes vantagens que a torre quente proporciona é o melhor aproveitamento do espaço da cozinha. Isso faz com que ela seja uma grande aliada para cozinhas pequenas ou para pessoas que necessitem de um número maior de eletrodomésticos.
A torre quente permite organizar esses elementos de forma vertical liberando, portanto, mais espaço na área útil do ambiente. Essa forma de organização também torna possível dispor os eletrodomésticos de modo que a cozinha apresente um visual mais leve.
.
2- Eletrodomésticos para a torre quente
Em geral, projeta-se as torres quentes para abrigar um forno elétrico e um micro-ondas. Entretanto, pode-se planejá-las para abrigar os eletrodomésticos da sua preferência, seguindo sempre as orientações do arquiteto e do marceneiro. Isso porque ela deve ser um elemento extremamente funcional e por isso precisa ser muito bem estruturado.
Dessa forma, é importante já ter os eletrodomésticos que serão utilizados definidos (ou ao menos suas medidas) antes de adquirir sua torre. Uma dica para contribuir com a estética do ambiente é optar por eletrodomésticos da mesma cor e estilo. Se possível, mantenha o padrão inclusive naqueles que não estão embutidos na torre, como a geladeira, por exemplo.
As torres podem conter ainda elementos como armários, gavetas e outros compartimentos que tornam o espaço da cozinha ainda maior e bem aproveitado.
.
3- Posicionamento dos eletrodomésticos
É importante pensar também na altura em que serão posicionados os eletrodomésticos para que os alimentos fiquem ao alcance de quem irá prepará-los de forma confortável. Em geral, coloca-se o forno na parte debaixo pois, quando utilizado, demanda mais atenção. Colocá-lo nesta posição torna mais fácil conferir os alimentos que estão sendo preparados.
Entretanto, isso também é algo que pode-se adequar às suas necessidades. Você pode, por exemplo, posicionar o eletrodoméstico que mais usa na altura dos olhos e deixar o que usa com menos frequência, mais próximo ao chão.
A boa notícia é que há opções para todas as necessidades! Se não consegue se decidir entre os eletrodomésticos, você pode optar por uma torre quente na horizontal, por exemplo.
.
4- Iluminação e instalações
Deve-se sempre certificar também de que o espaço onde a torre quente será inserida apresente as devidas instalações elétricas. É sempre bom considerar uma tomada para cada eletrodoméstico, evitando o uso de réguas, por exemplo. Levar em consideração as instalações elétricas na hora de planejar o ambiente, permite também escondê-las, criando assim um visual mais leve.
Além disso, recomenda-se que a torre quente seja muito bem iluminada pois, assim como outros espaços da cozinha, é uma área de preparação de alimentos. A iluminação pode ser natural, ou seja, durante o dia pode-se aproveitar a luz solar, ou vinda de instalações elétricas.
Para utilizar a iluminação natural, é importante que o projeto posicione a torre em um local naturalmente bem iluminado. Já durante a noite, recomenda-se a instalação de luzes diretas como spots, por exemplo.
.
Considerações finais
É sempre válido ressaltar que é importante ter o auxílio de um profissional capacitado como um arquiteto ou um designer de interiores, por exemplo, na hora de planejar sua torre quente. Tais profissionais tem uma ampla visão sobre o assunto e podem garantir que o ambiente seja funcional e, ao mesmo tempo, esteticamente lindo!
Você pode ver mais inspirações de torre quente clicando aqui.