Significado das cores na decoração: o guia simples e prático
Você sabia que pensar cuidadosamente nas cores que serão utilizadas em cada ambiente pode contribuir muito para a harmonia, significado e sensações presentes ali? Sim, as cores têm uma grande influência na forma como um indivíduo percebe um determinado espaço, sendo fortes aliadas no campo da decoração. Imagine entrar pela porta e ter à sua frente um ambiente receptivo, acolhedor e cheio de personalidade. Se esse é o seu desejo, a definição da paleta de cores pode ser um bom ponto de partida! Fique com a gente até o final do artigo para entender como funciona a utilização do significado das cores na decoração!
É interessante lembrar que a forma de utilização das cores já foi pauta em diferentes análises. Ao longo do tempo, diversos estudos trataram sobre o poder das cores, seus princípios básicos e a forma de aplicá-los. Dentre eles pode se encontrar a conhecida obra A Teoria das Cores, escrita por Johann W. Von Goethe, por exemplo.
Antes de tudo, é preciso ter em mente que, quando se trata de decoração, não se pode observar as cores de uma forma muito “engessada”. Isso porque as sensações, experiências e preferências em relação a uma cor são diferentes para cada pessoa. Assim, o conteúdo desse artigo não se trata de um regulamento, mas de sugestões para que você possa entender o que está mais relacionado com a sua personalidade e assim transmitir esse sentimento ao seu lar. Aventure-se!
.
1- Branco
O branco é um clássico muito utilizado nas decorações. É frequentemente associado à paz, fé, calma e limpeza, além de sobriedade e maturidade por ser uma tonalidade neutra.
Pode-se aplicar o branco em diversos tipos de ambiente. Entretanto, deve-se tomar cuidado para não utilizá-lo em excesso, o que pode deixar o ambiente sem personalidade. Dessa forma, detalhes e objetos coloridos são boas opções para compor o ambiente e quebrar a uniformidade.
.
2- Amarelo
Uma cor cheia de possibilidades para se trabalhar! O amarelo traz ao ambiente energia, positividade, otimismo e tem também a capacidade de despertar a fome.
Além disso, há quem diga que a cor é capaz de proporcionar concentração e criatividade, o que a torna uma boa opção para espaços de convivência, lazer, quartos infantis, ambientes lúdicos além de escritórios e home offices em determinados casos.
.
3- Laranja
Mais uma cor associada à criatividade, energia e positividade. Quando utilizado em medidas certas, o laranja pode estimular também o entendimento, a comunicação, a amizade e os diálogos.
Assim, é uma tonalidade apropriada para ambientes mais sociais, nos quais se deseja estimular a conversa como salas de estar, salas de jantar e escritórios, por exemplo. É desaconselhada em ambientes como quartos, onde, em geral, deseja-se promover a calma.
.
4- Verde
O verde remete aos elementos da natureza como flores e plantas, além de estar associado à sustentabilidade. Assim, é uma tonalidade que pode trazer ao ambiente sensações como esperança, bem-estar e tranquilidade, além de um ar moderno e sofisticado.
O verde também está ligado à abundância, saúde e fertilidade. Uma boa opção para trazer o verde para um espaço é através da utilização de plantas naturais ou artificiais na decoração.
.
5- Azul
O azul, bem como o verde, está relacionado à elementos da natureza como o céu e a água. Assim, o azul é uma tonalidade capaz de estimular a meditação e a conexão com seu interior pois transmite calma, serenidade, confiança e privacidade, além de trazer profundidade ao espaço.
Desse modo, seu uso é indicado para ambientes onde se estimula o relaxamento e a concentração. Recomenda-se cuidado para não utilizá-lo em excesso considerando-se que o espaço pode se tornar melancólico e provocar muito sono.
.
6- Lilás
Os tons de lilás estão relacionados à tranquilidade, à espiritualidade, ao sossego, à positividade e à capacidade de solucionar problemas. Assim, é uma cor recomendada para ambientes onde se deseja transmitir calma emocional e espiritual.
Uma dica é optar pelos tons mais suaves de lilás, em vez dos tons mais carregados. Dessa forma, você pode garantir a sensação de tranquilidade e evitar que o ambiente se torne muito carregado.
.
7- Preto
O preto é visto como uma cor forte e muito marcante e, por isso, muitas pessoas têm receio de utilizá-la no ambiente. Entretanto, é preciso lembrar que o preto também é uma cor neutra, o que favorece sua utilização em diversos espaços e em conjunto com várias cores.
É recomendado, entretanto, que se use com moderação para evitar criar um ambiente pesado, triste e escuro. O preto, se bem utilizado, pode trazer ao espaço sensações como elegância, formalidade, autoridade e sofisticação.
.
Considerações finais
Uma dica valiosa é sempre lembrar que existem várias tonalidades de uma mesma cor. Por isso, não se prenda a um tom específico e explore as possibilidades dentro da cor de sua preferência. Uma sugestão é iniciar com tonalidades mais claras da cor desejada e assim observar o resultado aparecer aos poucos. Dessa forma há menos chance de tornar o ambiente sobrecarregado. Acredite, detalhes podem fazer toda a diferença!
A boa notícia é que para ajudar com isso, as indústrias de tintas têm produzido cada vez mais variedades de cor para atender à todos os gostos e necessidades! Tenha em mente quais são as sensações que você quer que o seu ambiente transmita e, aos poucos, acrescente cor ao seu espaço!
Vantagem bônus: sabia que as cores podem ser utilizadas para criar uma decoração afetiva? Você pode saber mais sobre isso clicando aqui!
2 Comments
Pingback:
Jon Faucette
I’m very pleased to discover this website. I need to to thank you for your time just for this wonderful read!! I definitely savored every bit of it and i also have you book marked to see new things in your blog.