Como combinar as cores na decoração de forma simples
Você já sentiu dificuldade na hora de escolher as cores para decorar um ambiente ou mesmo para reformá-lo? São momentos onde é normal que surjam dúvidas como: será que essas duas cores vão combinar? Posso utilizar todas as cores que eu gosto no mesmo ambiente? Minha sala já tem uma cor dominante, será que posso acrescentar mais uma? Calma! A boa notícia é que há uma ferramenta muito simples que nos permite entender como combinar cores de forma harmoniosa, facilitando a nossa vida na hora de fazer essa escolha. Gostaria de saber qual é essa ferramenta e como utilizá-la para combinar as cores na decoração? Então leia este artigo até o final!
Círculo cromático é o nome da ferramenta que vai nos ajudar a combinar as cores de forma harmoniosa. Ele contém, de forma mais simplificada, as cores que são percebidas pelo olho humano e, em geral, é dividido em doze pedaços que contém as cores primárias, secundárias e terciárias.
Cores primárias: vermelho, azul e amarelo. São as que dão origem às outras.
Cores secundárias: são aquelas que surgem da mistura de duas cores primárias. Verde, laranja e violeta são exemplos de cores secundárias.
Cores terciárias: são aquelas originadas a partir da união entre uma cor primária e uma secundária.
.
Como combinar as cores na decoração utilizando o círculo cromático
O círculo cromático funciona como um guia para nos ajudar a combinar as cores e visualizá-las com mais facilidade. Assim, dentro do círculo, há algumas combinações de cores que pode-se utilizar para criar uma decoração harmônica. Confira abaixo algumas das mais usuais.
.
Combinação de cores complementares
Este esquema consiste em combinar cores que estão em lados opostos do círculo cromático como, por exemplo, o verde e o vermelho, o azul e o laranja, etc. Esse tipo de combinação traz energia ao ambiente e produz um efeito visual agradável.
.
Combinação de cores análogas
Esta combinação consiste em combinar cores que estão em sequência no círculo cromático. Assim, sua utilização traz a ideia de continuidade, o tão conhecido degradê. Recomenda-se em que se combine até no máximo três cores para que a lógica não seja quebrada. Para evitar fadiga visual, uma dica é acrescentar ao ambiente pequenos toques da cor complementar à cor predominante.
.
Combinação de cores tríade
Este esquema combina três tons diferentes e equidistantes que formam um triângulo dentro do círculo cromático. Ou seja, escolhe-se uma cor, pula-se três e acrescenta-se a próxima. Uma dica é escolher uma cor como dominante e utilizar as outra de forma mais sutil pois, apesar de harmônica, a combinação gera um grande contraste.
.
Combinação de cores em fenda
A combinação em fenda relaciona-se levemente com a combinação de cores complementares. No caso, escolhe-se uma cor e no lugar de sua complementar, utiliza-se as duas adjacentes. Dessa forma, esta combinação gera um contraste mais suave.
.
Combinação de cores em retângulo
Há também a opção de se utilizar uma combinação em retângulo, a qual utiliza dois pares de cores complementares e gera uma composição colorida mas com sincronia.
.
Combinação de cores em quadrado
Semelhante à composição em retângulo, a combinação de cores em quadrado também utiliza dois pares de cores complementares, porém mais distantes entre si no círculo cromático (no caso, de três em três cores). Assim, Esta combinação gera também um resultado colorido e harmônico com tons menos semelhantes entre si.
.
Monocromia
Também pode-se optar por ter um ambiente composto por vários tons da mesma cor. Desse modo, ao contrário do que muitos pensam, pode-se conseguir resultados interessantes. Uma dica é adicionar objetos de decoração de cores complementares, por, exemplo.
.
Cores neutras
As cores neutras como branco, off white, beges, castanhos, cinza e preto são consideradas bem ecléticas. Ou seja, entram em harmonia com praticamente todas as cores do círculo cromático. Assim, são uma boa opção para ser a cor base dos ambientes onde, posteriormente, pode-se acrescentar as demais cores nos detalhes, mobiliário, etc.
.
Considerações finais
Como visto, o círculo cromático é uma ferramenta que pode nos ajudar a entender melhor como combinar as cores na decoração. Uma sugestão, é utilizar a princípio tons mais suaves das cores juntamente com alguma cores neutras. Dessa forma, pode-se alcançar resultados muito interessantes sem correr o risco de sobrecarregar o ambiente. Explore as possibilidades e transforme seu espaço com a ajuda das cores!
Bônus: Você sabia que as cores trazem significados diferentes para o seu ambiente e podem agregar muito valor a ele ou prejudicá-lo de certa forma? Você pode saber mais sobre isso clicando aqui!
Confira abaixo algumas inspirações que separamos para você:
.
.
.
.
4 Comments
Andréa
Este site verdadeiramente nos inspira a construir nossa história pessoal por meio de ambientes que nos representem, acolham e tragam bem-estar.
Júlia Warkentin
Agradecemos muito pelo feedback! Ficamos felizes em levar essa inspiração para as pessoas a cada dia 🙂
KlMiiv
Thank you, your site is very useful!
Júlia Warkentin
Thank you so much for this feedback! We are glad to help! 🙂